terça-feira, 7 de agosto de 2012

OS MELHORES JOVENS ESCRITORES BRASILEIROS


A revista britânica GRANTA, publicada em sete países e responsável por descobrir talentos que mais tarde são reconhecidos como os principais prêmios literários internacionais, fez uma edição, a primeira,  para revelar jovens escritores brasileiros. O anúncio do projeto foi feito na FLIP 2011.
A editora Alfaguara, responsável pela publicação da revista no Brasil, recebeu duzentas e quarenta e sete inscrições válidas de autores brasileiros com menos de quarenta anos de idade, a maioria nascida no final dos anos de 1970 e início dos anos de 1980. A seleção foi feita por uma comissão composta por críticos e escritores literários e baseada em determinados critérios.
Para se inscrever era exigido que o participante tivesse publicado pelo menos um texto por alguma editora e o envio de contos inéditos, ou trechos também inéditos,de um romance.
A seleção foi publicada em formato de livro e lançada no dia 05 de julho, na FLIP 2012, e estará disponível nas livrarias em todo o país, com o título OS MELHORES JOVENS ESCRITORES BRASILEIROS.  As edições em espanhol e inglês serão lançadas até o final do ano. Segundo Roberto Feith, diretor geral da editora Objetiva, os autores que fazem parte desse trabalho são os nomes que farão o mapa da literatura brasileira nos próximos anos.
A revista é uma comunidade literária fundada em 1889, em Cambridge, Inglaterra. Nos anos de 1970, após enfrentar alguns problemas financeiros, foi resgatada por um grupo de estudantes de pós graduação que a tornou uma publicação para novos autores. Desde 1979, vários escritores tiveram seus textos publicados na revista, entre eles Milan Kundera, Ian McEwan, Doris Lessing, Gabriel Garcia Marques, Jennifer Egan e Salman Rushdie.  No Brasil, a revista  é publicada desde 2007.
Nos últimos anos passou a ter edições na Itália, Noruega, Bulgária, Suécia e China. A edição brasileira poderá ser publicada nestes países, mas com as traduções já definidas, o trabalho dos autores brasileiros chegará a cerca de oitenta mil pessoas que buscam a boa literatura ao redor do mundo.
Foram quatorze homens e seis mulheres os autores brasileiros selecionados e o escritor mais novo tem vinte e um anos de idade. Os escritores que tiveram seus trabalhos publicados são Cristhiano Aguiar, Javier Arancibia Contreras, Vanessa Bárbara, Carol Bensimon, Miguel Del Castillo, João Paulo Cuenca, Laura Erber, Emilio Fraia, Julian Fuks, Daniel Galera, Luisa Geisler, Vinícius Jatobá, Michel Laub, Ricardo Lísias, Chico Mattoso, Antonio Prata, Carola Saavedra, Tatiana Salém Levy, Leandro Sarmatz e Antonio Xerxenesky.








Publicado no jornal O DEBATE RIO DAS OSTRAS  em 03/08/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário