quinta-feira, 15 de novembro de 2012

DOLORES DURAN


DOLORES DURAN – A Noite e as Canções de Uma Mulher Fascinante é o título do livro de Rodrigo Faour, jornalista, pesquisador, escritor e produtor musical. Com lançamento marcado para 08 de novembro, o livro conta a vida da cantora e compositora carioca de alegria contrastante com as músicas de dor de cotovelo que fazem sucesso até os dias atuais.
Em breve a jornalista Angela de Almeida vai lançar A Vida Acaba um Pouco Todo Dia, também sobre Dolores e, segundo Rodrigo, as duas biografias se complementarão.
Dolores morreu aos 29 anos de idade, com uma doença que afetava seu coração desde a infância.
As paixões e as tristezas descritas nas letras de suas músicas não eram sofridas por ela. Todos os namorados que teve se transformaram em grandes amigos.
Após sua morte, Bibi Ferreira fez um resgate da obra de Dolores na peça “Brasileiro, Profissão Esperança”, onde era contada a história de Dolores e do jornalista Antonio Maria.  Na primeira versão, os intérpretes foram Maria Bethânia e Ítalo Rossi, no ano de 1970. Em 1974, numa nova montagem, foi estrelada por Paulo Gracindo e Clara Nunes.
Em 2008, o programa de televisão Por Toda a Minha Vida prestou homenagem a Dolores Duran. A atriz Nanda Costa foi escolhida para interpretar a cantora.
Em 2010, foi lançada a caixa Os Anos Dourados de Dolores Duran, que contém seis CDs com 75 gravações feitas por Dolores no período de 1951 a 1959 e um CD duplo com gravações de vários intérpretes das 28 músicas da obra autoral de Dolores que não foram gravadas por ela.
Depois de um show na boate Little Club, no dia 23 de outubro de 1959, Dolores saiu com amigos para uma festa no Clube da Aeronáutica. Ao sair da festa, esticaram no Kit Club. A cantora chegou em casa às 7 horas da manhã do dia 24 e, ao se dirigir ao quarto, disse a empregada  “Não me acorde, estou muito cansada. Vou dormir até morrer”. Dolores morreu enquanto dormia.



                               Publicado no jornal O Debate Rio das Ostras em 09/11/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário