quinta-feira, 15 de novembro de 2012

ZIRALDO


A melhor festa dos últimos 80 anos. Assim está sendo chamada a comemoração pelo aniversário do pintor, jornalista, teatrólogo, chargista, caricaturista e escritor Ziraldo.
Com quase uma centena de livros publicados, a maioria destinada ao público infantil, Ziraldo lançou seu primeiro livro em 1969, Flicts. Antes já havia lançado a primeira revista em quadrinhos brasileira feita por um só autor, A Turma do Pererê. Mas foi com O Menino Maluquinho que esse mineiro de Caratinga passou a ser conhecido em vários países do mundo.
Além dos livros, Ziraldo foi um dos fundadores do mais importante jornal não conformista da imprensa brasileira, O Pasquim, da revista Bundas, uma resposta bem humorada à ostentação dos famosos que aparecem na revista Caras. Era uma revista que tratava dos assuntos ligados ao destino político do Brasil e ele dizia – Quem mostrou a bunda em Caras, não mostra a cara em Bundas. E ainda a revista Palavra, que divulgava e discutia a arte que se faz longe do eixo Rio-São Paulo. As revistas duraram cerca de um ano e saíram de circulação por dificuldades financeiras.
Ziraldo recebeu vários prêmios por suas publicações. O prêmio internacional Hans Christian Andersen por Flicts, o Prêmio Jabuti por O Menino Maluquinho. Recebeu o Oscar Internacional de Humor, no 32º Salão Internacional de Caricaturas de Bruxelas e o Merghantealler, prêmio máximo de imprensa, na Venezuela.
A camiseta do bloco de carnaval Clube do Samba é desenhada todos os anos por Ziraldo, assim como os cartazes da Feira da Providência. Foi convidado a desenhar o cartaz anual da UNICEF, honra concedida pela primeira vez a um artista latino. Em 1994, vários de seus personagens viraram comemorativo de natal.
Fazem parte das comemorações o lançamento, pela Editora Globo, em versão livro das caricaturas dos super heróis americanos que Ziraldo fez em 1967 e eram publicados na revista Fatos e Fotos, uma exposição de 140 caricaturas do artista, na Casa de Cultura Ziraldo, em sua cidade natal e do DVD Ziraldo, Profissão Cartunista, de Marta Furtado.


   

                   Publicado no jornal O Debate Rio das Ostras em 02/11/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário