quinta-feira, 5 de julho de 2012

FLIP 2012


Com um público estimado entre 20 e 25 mil pessoas em 2011, a FLIP 2012 promete ser a mais grandiosa desde que começou, em 2002, e acontece de 04 a 08 de julho.
A Festa Literária Internacional de Paraty foi criada com o objetivo de contribuir para a solução de diversos problemas de infraestrutura da cidade, promover a literatura, preservar o patrimônio, educar e mudar a forma de como a população utiliza os espaços públicos.
A programação infantil é chamada de Flipinha, um projeto que tem a missão de formar leitores críticos, prontos para pensar e transformar seu ambiente. O trabalho é realizado durante todo o ano com crianças e jovens de 14 a 19 anos, alunos de escolas públicas e privadas e com educadores desenvolvendo atividades de incentivo a leitura.
A Flipzona é a programação com oficinas de produção, edição de áudio e vídeo, caracterização teatral, produção de texto, animação, videogame, fotografia, debates com escritores, tudo relacionado ao universo jovem.
Vários autores brasileiros foram homenageados a cada ano da edição. Em 2012, o homenageado será o poeta Carlos Drummond de Andrade, que completaria 110 anos se vivo fosse.  Haverá uma exposição Faces de Drummond – o poeta e seu avesso e o monólogo da atriz Sura Berditchevsky baseada em cartas que Drummond trocava com sua filha Maria Julieta.
Além de Drummond, haverá comemorações pelos centenários de Nelson Rodrigues e Jorge Amado e a presença de 40 autores de 14 países, entre eles Jennifer Egan, vencedora do Prêmio Pulitzer de ficção em 2011, com o livro “A Visita Cruel” do Tempo e Jean-Marie Gustave Le Clézio, vencedor do Prêmio Nobel de Literatura em 2008.
Entre os autores brasileiros presentes estarão os premiados Zuenir Ventura, ganhador do Prêmio Jabuti em 1995, categoria reportagem com o livro “Cidade Partida”, Fernando Gabeira, vencedor do Prêmio Jabuti de literatura em 1980 “com o livro O que é isso, companheiro?”, que foi transformado em filme em 1997, João Ubaldo Ribeiro, que recebeu o Prêmio Jabuti de autor revelação em 1972, com o livro “Sargento Getúlio” e em 1984, na categoria romance com o livro “Viva o Povo Brasileiro”, e Edney Silvestre, participante em todos os anos do evento como jornalista e em 2011, como escritor, vencedor do Prêmio Jabuti na categoria romance, com o livro “Se eu fechar os olhos agora”.
Durante a realização da FLIP acontece a Picareta Cultural, um evento que reúne poetas, músicos e atores que recitam e cantam as obras de vários autores brasileiros pelas ruas do Centro Histórico, com apresentações para os visitantes.
Na Flip 2012, serão realizados 17 encontros, entre leituras, bate papos, peças de teatro, filmes e lançamentos de livros. Terá ainda uma mesa bônus com os cartunistas Laerte e Angeli com o título de “Quadrinhos para Maiores” e a abertura será feita pelo escritor Luiz Fernando Veríssimo.
Para comemorar os dez anos da FLIP será publicado um livro com imagens e textos, mostrando os momentos mais importantes do evento. Em cada capítulo terá um resumo de dois anos da festa e será escrito por um jornalista convidado. Além do livro, será lançado também um Box com seis DVDs com os principais destaques desses dez anos.
.



Publicado no jornal O Debate Rio das Ostras em 29/06/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário