segunda-feira, 9 de julho de 2012

Os Quatro Grandes


Quatro grandes nomes da música popular brasileira completam 70 anos em 2012.
O primeiro, Gilberto Gil, completou 70 anos em 26 de junho e os outros, Caetano Veloso, Milton Nascimento e Paulinho da Viola, só no segundo semestre.
Corria o ano de 1958, Gil e Caetano moravam na Bahia, Milton em Minas Gerais, e Paulinho da Viola no Rio de Janeiro. Porém todos eles sofreram a influência de um já consagrado cantor de bossa nova: João Gilberto. 1958 foi o ano que mudou suas vidas.
Os caminhos de Caetano e Paulinho se cruzaram no Solar da Fossa, onde os dois mostravam suas composições um ao outro.
Gil e Caetano foram presos na época da ditadura e tiveram suas cabeças raspadas.  Gil compôs a música “Aquele Abraço” logo após sua prisão. Ele acreditava que seria morto.
Milton Nascimento teve um álbum todo mutilado pela Censura. Do disco Milagre dos Peixes, a única frase liberada foi “Meu filho”.
MILTON NASCIMENTO
Milton criou o Clube da Esquina com os amigos Lô Borges, Marcio Borges e Beto Guedes. O disco intitulado “Clube da Esquina” está completando 40 anos, e Milton, 50 anos de carreira.
Faz parte das comemorações dos 70 anos do cantor e compositor, um show com Lô Borges, um DVD e apresentações no exterior. Além disso, o musical de Charles Moeller e Claudio Botelho “Milton Nascimento – Nada Será como Antes”, que vai estrear em agosto. Danilo Nuha lançará em outubro um livro com 60 canções selecionadas do repertório do artista. O jornalista Chico Amaral está preparando o lançamento de um livro com ensaios de conversa que tem o título provisório de “A Música de Milton Nascimento”.

PAULINHO DA VIOLA
Paulinho começou sua carreira no Zicartola, onde recebeu seu primeiro cachê como músico.
O cantor passará por uma experiência inédita, vai se apresentar no Carnegie Hall. O site da casa de espetáculos em Nova York o apresenta como “o maior sambista vivo do Brasil”.
Um show no Teatro Municipal do Rio de Janeiro com uma turnê em 12 cidades brasileiras também faz parte das comemorações.
Os 11 discos gravados por Paulinho no período de 1968 a 1979 serão remasterizados e relançados.



GILBERTO GIL

Em maio, a apresentação de Gil no Teatro Municipal do Rio de Janeiro acompanhado da Orquestra Petrobrás Sinfônica – Concertos de Cordas e Máquinas de Ritmo, com duração de uma hora, foi registrada pelo diretor Andrucha Waddington e sairá em DVD em novembro

CAETANO VELOSO

O projeto de Caetano é a gravação do seu terceiro CD com o grupo CÊ previsto para o final do ano.
A gravadora Universal relançará toda a sua obra, além de um tributo, onde vários cantores interpretarão as músicas do compositor.
Um dos principais discos de Caetano – Transa, lançado em 1972, ganhou uma nova edição por seus 40 anos de lançamento.
Vários livros contam a trajetória desses artistas:
“Milton Nascimento – Os Sonhos não Envelhecem” - Márcio Borges
Caetano Veloso escreveu “Verdade Tropical”
“Gilberto Gil – A Poética e a Política do Corpo” – Cássia Lopes
“Paulinho da Viola – Velha s Histórias, Memórias Futuras”, de Eduardo Granja Coutinho.

Outros grandes artistas completariam 70 anos em 2012 – Nara Leão, Tim Maia e Clara Nunes.
Todas as informações sobre Jorge BenJor indicam seu nascimento em 22 de março de 1942, porém, ele nega e diz que nasceu em 1945.



Publicado no jornal O Debate Rio das Ostras em 06/07/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário