segunda-feira, 1 de outubro de 2012

GONZAGUINHA E GONZAGÃO


Encontros, desencontros. Um pai e um filho, dois artistas, dois sucessos. Um nascido no sertão nordestino, o outro, carioca do Morro de São Carlos; um de direita, o outro, de esquerda. Esta é a história de Luiz Gonzaga e Gonzaguinha, recentemente contada no filme de Breno Silveira, que tem estréia prevista para 26 de outubro e foi escolhida para a abertura do Festival do Rio no próximo dia 27, no Centro Cultural João Nogueira.
Com o roteiro baseado no livro Gonzaguinha e Gonzagão – Uma História Brasileira, de Regina Echeverria, autora de livros como Furacão Elis, Cazuza - Só as Mães são Felizes, Cazuza - Preciso Dizer que te amo, Verger, Um Retrato em Preto e Branco, Mãe Menininha do Gantois e Sarney, a Biografia, o filme conta uma história de um amor que venceu o medo e o preconceito e resistiu à distância e ao esquecimento.
O filme é uma homenagem aos 100 anos de Luiz Gonzaga, que conta ainda com o relançamento de 58 discos gravados pelo Rei do Baião durante toda a sua carreira.
Gonzaga de Pai para Filho é a história de Luiz Gonzaga vista pelo olhar de Gonzaguinha.
Breno Silveira volta a filmar uma biografia depois do sucesso de 2 Filhos de Francisco, quando recebeu das pesquisadoras Maria Raquel e Marcia Braga uma caixa de fitas cassetes com várias entrevistas de Gonzaguinha, onde ele contava a frustração de ter sido abandonado pelo pai em uma favela do Rio de Janeiro. Eram como cão e gato, mas se perdoaram, fizeram a turnê Vida do Viajante e morreram pouco tempo depois.

Curiosidades:
Asa Branca de Luiz Gonzaga é uma das músicas mais conhecidas do Brasil, perdendo apenas para Carinhoso, de Pixinguinha. Gilberto Gil, Tom Zé, Elis Regina e Lulu Santos foram alguns cantores que gravaram Asa Branca, existindo até uma gravação em inglês cantada por Raul Seixas.
A música Grito de Alerta, de Gonzaguinha, surgiu de um caso amoroso que o cantor Agnaldo Timóteo teve com um homem. Ele confidenciou o caso a Gonzaguinha. Algum tempo depois a música fazia sucesso nas rádios e Timóteo, bem humorado, chamou o amigo e disse:
“-Puxa vida, Gonzaguinha, eu te conto uma história da minha cama e você dá a música pra Bethânia gravar?”


                       




Publicado no jornal O DEBATE RIO DAS OSTRAS em 21/09/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário