Inspirado na filha, Maurício de Souza criou em 1963 uma
menina forte, decidida, que não leva desaforos para casa, mas ao mesmo tempo,
feminina e doce. Mônica é uma estrela. Faz cinema, teatro, campanhas
publicitárias e virou revista em 1970, com tiragem de 200 mil exemplares.
Maurício é considerado o maior formador de leitores no
Brasil, e suas revistas são publicadas em 120 países. Na Rússia, por causa do
comportamento, dos valores, da ética e da informação, a revista é distribuída
nas escolas. Na China, 180 milhões de crianças são alcançadas pela internet com
esse material. Em 2009 as revistas da Turma da Mônica foram lançadas no Brasil
em inglês e espanhol.
Além da Mônica, outros personagens fazem parte do universo
dos quadrinhos de Mauricio – Cebolinha, Magali, Cascão, Chico Bento, todos com
revista própria, além de vários outros que vivem em torno dessa turminha.
No último dia 17/09, Maurício lançou mais dois personagens
que poderão vir a fazer parte da Turma da Mônica – Igor e Vitória, que são crianças
com HIV. O objetivo é abordar questões como a forma de contágio, o que é o
vírus, como conviver com crianças soropositivas e o impacto social da síndrome.
São 30 mil exemplares que serão distribuídos em
brinquedotecas e hospitais do Distrito Federal.
Outros personagens já tinham sido lançados anteriormente
para levar informação e conscientizar os leitores – Humberto, que é mudo,
Dorinha, que não enxerga, e Luca, que é cadeirante.
Em 2008, foi lançada a Turma da Mônica Jovem. A mesma
galerinha que povoava as revistas infantis surge com 15 anos de idade e com
mudanças marcantes, a Mônica não corre mais atrás dos meninos com seu coelhinho
Sansão, Cebolinha tem cabelo, Magali já não é mais a comilona e Cascão toma
banho.
A edição nº 50, lançada em 27/09, mostra O Casamento do
Século, entre Mônica e Cebolinha. O namoro dos dois oponentes começou em 2011.
Publicado no jornal O DEBATE RIO DAS OSTRAS em 11/10/2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário