sábado, 20 de outubro de 2012

MAURICIO DE SOUZA E A TURMA DA MÔNICA



Inspirado na filha, Maurício de Souza criou em 1963 uma menina forte, decidida, que não leva desaforos para casa, mas ao mesmo tempo, feminina e doce. Mônica é uma estrela. Faz cinema, teatro, campanhas publicitárias e virou revista em 1970, com tiragem de 200 mil exemplares.
Maurício é considerado o maior formador de leitores no Brasil, e suas revistas são publicadas em 120 países. Na Rússia, por causa do comportamento, dos valores, da ética e da informação, a revista é distribuída nas escolas. Na China, 180 milhões de crianças são alcançadas pela internet com esse material. Em 2009 as revistas da Turma da Mônica foram lançadas no Brasil em inglês e espanhol.
Além da Mônica, outros personagens fazem parte do universo dos quadrinhos de Mauricio – Cebolinha, Magali, Cascão, Chico Bento, todos com revista própria, além de vários outros que vivem em torno dessa turminha.
No último dia 17/09, Maurício lançou mais dois personagens que poderão vir a fazer parte da Turma da Mônica – Igor e Vitória, que são crianças com HIV. O objetivo é abordar questões como a forma de contágio, o que é o vírus, como conviver com crianças soropositivas e o impacto social da síndrome. São 30 mil exemplares que serão distribuídos em  brinquedotecas e hospitais do Distrito Federal.
Outros personagens já tinham sido lançados anteriormente para levar informação e conscientizar os leitores – Humberto, que é mudo, Dorinha, que não enxerga, e Luca, que é cadeirante.
Em 2008, foi lançada a Turma da Mônica Jovem. A mesma galerinha que povoava as revistas infantis surge com 15 anos de idade e com mudanças marcantes, a Mônica não corre mais atrás dos meninos com seu coelhinho Sansão, Cebolinha tem cabelo, Magali já não é mais a comilona e Cascão toma banho.
A edição nº 50, lançada em 27/09, mostra O Casamento do Século, entre Mônica e Cebolinha. O namoro dos dois oponentes começou em 2011.




Publicado no jornal O DEBATE RIO DAS OSTRAS  em 11/10/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário