segunda-feira, 1 de outubro de 2012

O PODEROSO CHEFÃO



Dinheiro, poder, vingança e morte. O submundo da máfia ganha espaço no sucesso literário de Mario Puzo. Lançado em 1969, O Poderoso Chefão revela toda a violência, chantagem e terror que caracterizam a máfia.
O romance conta a história de Don Vito Corleone, chefe de uma família de mafiosos de origem siciliana que segue uma natureza generosa e benevolente para com os que a respeitam, porém extremamente violenta, quando algo interfere no bem de sua família.
Seus problemas começam quando alguns inimigos pretendem estabelecer um esquema de venda de drogas em Nova York, e precisam da permissão e proteção de Vito para agirem. Don Corleone não gosta da ideia, pois está satisfeito em operar com jogo e mulheres. Com isso, sua família começa a sofrer atentados para que mudem de posição.
No momento em que seus rivais colocam em risco tudo o que a família Corleone construiu, Don Corleone precisa escolher, entre seus filhos, um sucessor à altura. É nessa complicada situação que Michael, filho de Vito que acabara de voltar da Segunda Guerra e nunca se envolveu nos negócios da família, vê a necessidade de proteger o seu pai e tudo o que ele construiu ao longo dos anos.
O romance fictício foi adaptado para o cinema pelo diretor Francis Ford Coppola, que assina o roteiro com Puzo. A adaptação rendeu uma série de três filmes que fizeram imenso sucesso, ganhando vários prêmios, sendo nove deles da Academia (Oscar) – três em O Poderoso Chefão (1972), e seis em O Poderoso Chefão: Parte II (1974). Os filmes são considerados por muitos críticos as maiores criações cinematográficas de todos os tempos.
Marlon Brando, o grande astro filme, será sempre lembrado pela sua incrível interpretação e caracterização para viver Don Vito Corleone nas telas. O ator se inspirou na voz do gangster Frank Costello e usou uma prótese nas bochechas para viver o personagem. Ele queria que Don Corleone parecesse um buldogue.
Quarenta anos após o lançamento do primeiro filme, O Poderoso Chefão foi relançado em uma belíssima edição comemorativa e está disponível nas livrarias.
Excelente enredo, forte, bem escrito, com ótima direção e atuações, o livro e o filme são marcos na história do cinema e da literatura. O Poderoso Chefão é uma história completa para quem gosta de uma trama bem construída, envolvente e cheia de ação, que aborda temas como família, lealdade, ganância, relações sociais e políticas, e o lado “humano” da máfia, que fazem da história uma obra bem sucedida e memorável.




Publicado no jornal O DEBATE RIO DAS OSTRAS em 28/09/2012


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário