quarta-feira, 9 de maio de 2012

Por Favor, Cuide da Mamãe


Não importa o país, não importa a cultura, não importa a época, o sentimento do ser humano é igual em qualquer situação.
Pode-se viver em algum país onde se é permitido ir e vir livremente ou num país onde o homem tem uma posição superior, onde a mulher é submissa e só existe para ser a mãe, a dona de casa, a que obedece ao seu amo e senhor, mas os sentimentos existem, independente das ordens e valores de cada lugar, os sentimentos são universais.
Kyung-sook Shin, uma escritora sul coreana, que teve seu livro publicado no Brasil recentemente, descreve uma situação que pode acontecer em qualquer lugar do mundo. POR FAVOR, CUIDE DA MAMÃE lançou a escritora internacionalmente e foi publicado em 32 países. Foi o primeiro livro sul coreano a entrar na lista dos mais vendidos do New York Times com 1,5 milhão de livros vendidos antes da tradução para o inglês e entrou na lista de livros do Clube de Leitura de Oprah Winfrey e ganhou o prêmio Man Asian Literary Prize  essa semana.
Shin é a primeira mulher a vencer o Man Asian Literary Prize, e também é a estreia de um autor sul coreano na premiação,  que está em sua 5ª edição e dá ao vencedor um prêmio no valor de US$ 30 mil.
O livro conta a história de Park So-nyo, uma mulher que passou a vida no interior da Coréia do Sul e que se perde do marido numa estação de metrô quando chega a Seul para visitar os filhos.
A partir daí, a busca desesperada pela mãe, os conflitos que ocorrem entre familiares e as verdades ocultas, sentimentos e mágoas do passado são expostas de uma maneira onde o leitor se vê, muitas vezes, nas situações vividas pelos personagens do livro, pessoas bem diferentes e distantes do seu meio.
A culpa e o remorso são contados do ponto de vista da filha mais nova, uma escritora de sucesso que nunca leu seus livros para a mãe que é analfabeta e que a filha nunca percebeu isso.
É a história de uma mulher que, em algum momento de sua vida, deixou de ser Park-So-nyo para ser apenas Mamãe.
Por Favor, Cuide da Mamãe é recomendado para que possamos repensar situações em que vivemos e que só pensamos no assunto depois que algo ruim aconteceu. Momentos em que pensamos: “Eu não devia ter feito isso”.











Canto da Leitura
Promoção da Semana
Biografias de Raul Seixas, John Lennon, Dalai Lama, The Beatles, Fred Mercury, Marilyn Monroe, Caio Fernando Abreu, Getúlio Vargas, Albert Einstein, Ayrton Senna e dezenas de títulos imperdíveis!


Publicado no jornal O Debate - Rio das Ostras em 23/03/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário